xBase no Linux com SSH. Como fazer acesso a Porta Serial ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

dopi
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

xBase no Linux com SSH. Como fazer acesso a Porta Serial ?

Mensagem por dopi »

Ola para todos do forum... essa é a minha primeira msg.

Tb sou clippeiro de longa data... e percebi que o caminho para as aplicações legadas a clipper é o LINUX com grandes vantagens evidantes... como acesso on-line por SSH, Indices seguros, Servidor estável, etc, etc,...

Li no forum diversas opnioes sobre as Linguagens existentes para migraçao... xHarbor, CLIP, FlagShip... Recentemente assisti uma demonstração do FlagShip na INSO (seu distribuidor)

Ainda nao testei com seriedade os tres produtos mas a minha dúvida principal é mais em relação a as caracteristicas do TELNET / SSH.

P1: Como acessar a porta Serial de uma estação rodando TELNET ? Pois o sistema está rodando lá no servidor... se eu tentar acessar a porta serial pelo EXE ele tentará acessar a porta serial do Servidor Telnet. Estou certo ?

Meu sistema CLIPPER acessa diretamente pela serial vários equipamentos de Automaçao Comercial, entre eles ECF's (Bematech, Daruma, Schalter, Sweda, Mecaf), gavetas de dinheiro (Gerbo, Menno), Monitor de Bombas de Combustivel (Companytec), Imp.de Cheque (Bematech, Schalter, Chronos), Display de Msg (Gertec), Leitor de Cod.Barras Serial...

Todos os equipamentos acima são acessados diretamente usando as funções de serial da CA-TOOLS, sem a necessidade de nenhum driver ou EXE do fabricante.... Inclusive, iniciei recentemente, um projeto OpenSource para migrar essas rotinas para Delphi/Kylix
http://acbr.sourceforge.net

Posso, se houver interesse disponibilizar os fontes em Clipper tb... e iniciarmos um projeto semelhante ao ACBr para Clipper, e "remover" dos fontes chamdas especificas a funçoes que uso internamente...

P2: Qual das 3 linguagens (xHarbor, CLIP, FlagShip) oferece melhor suporte as funçoes compativeis com a CA-TOOLS de acesso a serial ?

Obrigado pelas respostas ;-)
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

Na minha opnião, o xHarbour atualmente se encontra mais completo, oferecendo um maior suporte, e tendo sua atuação mult plataforma.
dopi
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por dopi »

Ola Sandro,

Obrigado pela resposta... Alguma ideia de como acessar a Serial da máquina local via SSH ?
[]s Daniel

Conheça o projeto Automação Comercial Brasil
http://acbr.sourceforge.net/
culik

Mensagem por culik »

Ola

a unica forma que conheco e mapear a porta serial como se fosse uma impressora

pois todas as rotinas de abertura de porta serial usam a porta onde esta instalada o sistema

a outra forma tambem valida para usar com xharbour e usar um sistema rpc, onde o local remoto e o cliente rpc e o onde a app esta sendo executada o server rpc

[]´s
Luiz
www.xharbour.com.br
dopi
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por dopi »

Ola Luiz,

Também pensei em usar uma impressora remota... mas nao tenho certeza se é possivel, Ler a porta serial.... Quando operando com ECF's temos que várias vezes ler informaçoes da memória da Impressora, sem necessáriamente imprimir algo, nesse caso acho que uma impressora remota não funcionaria...

Estou vendo que o jeito será construir uma C/S usando Sockets...

Ainda tem um complicador extra: Minha aplicação tb precisa fazer integração com o TEF discado. Nesse caso preciso que o Terminal seja Windows (os programas das Operadoras só rodam em Windows) e preciso criar e ler arquivos TXT no diretório C:\TEF_DIAL da máquina local...
[]s Daniel

Conheça o projeto Automação Comercial Brasil
http://acbr.sourceforge.net/
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Eu fiz uma lib para xHarbour que usei na conversão de alguns sistemas que usam periférico em portas COM, estou convertendo ela para trabalhar remotamente transformando uma porta COM em porta TCP/IP, assim seu sistema que usa esta lib minha pode usar tanto portas locais como remotas, apenas especificando o número IP da máquina o que o Linux já nos indica pela variável REMOTEHOST, o mesmo estou fazendo com o novo PRWIN, ele agora é um servidor de impressão para terminais Linux, assim ele abre um porta TCP/IP para a impressora, o que torna desnecessário a instalação de SAMBA e CUPS para fazer a impressão remota no Linux.

Projetos que até o final do ano estarão 100%.

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder