Tb sou clippeiro de longa data... e percebi que o caminho para as aplicações legadas a clipper é o LINUX com grandes vantagens evidantes... como acesso on-line por SSH, Indices seguros, Servidor estável, etc, etc,...
Li no forum diversas opnioes sobre as Linguagens existentes para migraçao... xHarbor, CLIP, FlagShip... Recentemente assisti uma demonstração do FlagShip na INSO (seu distribuidor)
Ainda nao testei com seriedade os tres produtos mas a minha dúvida principal é mais em relação a as caracteristicas do TELNET / SSH.
P1: Como acessar a porta Serial de uma estação rodando TELNET ? Pois o sistema está rodando lá no servidor... se eu tentar acessar a porta serial pelo EXE ele tentará acessar a porta serial do Servidor Telnet. Estou certo ?
Meu sistema CLIPPER acessa diretamente pela serial vários equipamentos de Automaçao Comercial, entre eles ECF's (Bematech, Daruma, Schalter, Sweda, Mecaf), gavetas de dinheiro (Gerbo, Menno), Monitor de Bombas de Combustivel (Companytec), Imp.de Cheque (Bematech, Schalter, Chronos), Display de Msg (Gertec), Leitor de Cod.Barras Serial...
Todos os equipamentos acima são acessados diretamente usando as funções de serial da CA-TOOLS, sem a necessidade de nenhum driver ou EXE do fabricante.... Inclusive, iniciei recentemente, um projeto OpenSource para migrar essas rotinas para Delphi/Kylix
http://acbr.sourceforge.net
Posso, se houver interesse disponibilizar os fontes em Clipper tb... e iniciarmos um projeto semelhante ao ACBr para Clipper, e "remover" dos fontes chamdas especificas a funçoes que uso internamente...
P2: Qual das 3 linguagens (xHarbor, CLIP, FlagShip) oferece melhor suporte as funçoes compativeis com a CA-TOOLS de acesso a serial ?
Obrigado pelas respostas