Primeiro projeto em xHarbour o que devo usar ?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

Maligno escreveu:Postgres pra 3000 registros por ano? Melhor pesquisar um pouco mais a respeito desse SGBD. Ele é pesado demais pra isso. Seria o mesmo que matar uma mosca com um Tomahawk. :)
Não precisa falar assim :)) Eu uso o postgres no meu pendrive, então não é para tanto.

[]'s
Rodrigo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não conheço muito do Postgre. Repassei a informação confiável que recebi de um amigo que já usou Firebird e migrou pra Postgre. A primeira impressão dele foi justamente de ser mais pesado que o FB. Então, se com FB eu já acharia muito pra pouco, ...
Mas imagino que você use uma versão embedded, não? FB embutido é leve também. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Itamar M. Lins Jr. escreveu: O MySQL do xharbour não está totalmente pronto, está inacabado.
O desenvolvedor passou a usar Postgress que está totalmente funcional no xharbour.
Quem criou essas duas classes foi o Rodrigo Moreno, que tambem esta desenvolvendo a XhGTK uma biblioteca grafica para windows e linux.
Acho bom checar essa informação. A lib criada pelo Rodrigo Moreno que foi descontinuada foi para FIREBIRD e não para MYSQL.

Já vi em alguns fórum colegas dizendo que tem sistema em produção com a lib Mysql do Contrib e não se queixaram de nada... então é bom verificar essa informação.

Jânio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Qualquer coisas eu mando o letodb compilado para voce inclusive ele tem um gerenciador que mostra quais dbf estão aberto no estilo netware da novell
Eu agradeceria muito se pudesse me mandar.

Tenho que começar o projeto no máximo até sábado, vou optar pelo "KIT" - xHarbour + Visual Lib + LetoDB, inicialmente para ambiente Windows e posterirormente para Linux, pois meu conhecimento em Linux é pequeno ainda.

Obrigado.

Até logo.

mmendeso@gmail.com
Obs. O Gmail tem bloqueio de arquivo executável, mesmo que ele esteja dentro de um ZIP, então deverá inventar um extensão, senão não chega.

Ou se preferir pelo MSN : mmendeso@ieg.com.br

Assim que receber vou hospedar em um local e deixar deiponível para quem precisar.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Acho bom checar essa informação. A lib criada pelo Rodrigo Moreno que foi descontinuada foi para FIREBIRD e não para MYSQL.

Já vi em alguns fórum colegas dizendo que tem sistema em produção com a lib Mysql do Contrib e não se queixaram de nada... então é bom verificar essa informação.

Jânio
Ta aqui
Reinaldo.

> Na versão free do xHarbour, tempos LIBs para, Firebird, MySql e
> PostgreeSql... mas a meu ver, o trabalho destas na Contrib ainda não
> está imcompleto... resta muito ainda a ser feito.

Na versão da contrib/pgsql não tem mais nada a ser feito, ela já está
pronta e funcionando há mais de 4 anos. Se vc refere-se a ter um rdd para o
postgres, está não é a intenção da contrib/pgsql e sim prover acesso nativo
ao postgres. O que tem lá de rddpg foi uma contribuição do Lorenzo, mais
como uma demonstração do que pode ser feito com o "user rdd"

[]'s
Rodrigo
Tem muito mais, se quizer é só conversar o próprio Rodrigo Moreno.

Saudações
Itamar M. Lins JR.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Eu agradeceria muito se pudesse me mandar.
Acabei de enviar.
Vamos ver se chega. Compatado com winrar.exe, mudei a extensão para raa

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlos_dornelas »

Itamar!

Pode me mandar o Leto pra mim também?

Grato

Antonio Carlos

acdornelas@bol.com.br
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Pode baixar aqui : www.phrep.com.br/letodb.rar

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

Maligno escreveu:Mas imagino que você use uma versão embedded, não? FB embutido é leve também. :)
Não, uso a versão full, é só descompactar os binarios e pronto. Acredito que o postgres nem tenha uma versão embedded, aliás acredito que pela estrutura do postgres que é de se ter muitos arquivos, várias .dlls isso não seja possível, ao contrário do fb que usa apenas uma .dll no lugar da dbclient.dll.

O pessoal se incomoda muito com o tamanho dos binários que usam cerca de 45M e isso não é nada, ou muito pouco significativo, ainda mais onde o custo por MB vêm caindo cada vez mais e isso não siginifica que o pg seja mais lento que o fb, ao contrário. Se o tamanho da instalação é uma preocupação, então deveriam usar o SQLite que é apenas uma .dll de 300K. Veja o caso do oracle na versao 10g, só de binários sao 1.8G mais uns 300G de uma base mínima a se criar e em relação a desempenho, não dá nem pra comparar.

[]'s
Rodrigo
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Particularmente acho o Projeto LetoDB muito recente para ser usado em Produção,mas tmb. acho que vai ser uma otima contribuição para o [x]harbour assim que tiver bem testada e estavel.Apenas tem muito o que testar e avaliar ainda nesse projeto.Se queres algo bem estavel e a melhor dica ainda é a POSTEGRESQL ou MYSQL da CONTRIB, ambas são muito boa, eu particularmente tenho um pequeno projeto na MYSQL da CONTRIB, e usando xharbour 1.0.0.
Agora sobre a VL se quiser posso te enviar ela para vc sem galho...e inclusive lhe mandos tmb. alguns exemplos de uso facil facil.

E qualquer duvida sobre balaio de gato, post aqui....
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder