Saudações a todos!
Caríssimo Vagner, assim como voce, sou membro deste querido fórum Clipper on Line há pouco tempo. Nunca comprei o CD do fórum, ao qual voce se refere. Mas, pelo resumo de conteúdo que voce mostrou, creio que deveria ter feito isto... Como não conheço o CD, vou tentar fazer de outra forma:
para simplificar a solução do teu problema, creio que o melhor caminho a seguir é montar uma instalação padrão do Clipper 5.2e na tua máquina. Para isso, podemos, com a devida licença, recorrer ao site de um dos moderadores do nosso fórum, o Maligno. Está disponível no site dele, uma cópia da versão instalada do Clipper 5.2e, em formato .Zip. Para que voce consiga isso, é necessário que na tua máquina tenha instalado um desses descompactadores: WinRar ou WinZip ou FilZip. Tudo bem até aqui? Para continuar, siga os passos:
- Instalação do Clipper 5.2e
1 - Acesse a página do nosso amigo Maligno, através do link:
http://pub.buzinello.com/
2 - Clique em xBase
3 - Clique em Clipper
4 - Clique em Compilers
5 - Clique em Clipper_v52e_installed.zip
6 - Deverá abrir uma janela do teu descompactador; mande descompactar na pasta raiz do teu drive C: (C:\). Se tudo der certo, ao final deste processo, voce deverá ter uma pasta chamada Clipper. no teu C:\.. Se não tiver isso, verifique onde foi descompactado o conteúdo do .Zip e mova a pasta Clipper para o teu C:\.
7 - Renomeie a tua pasta c:\Clipper, recém criada, para C:\Clipper5. Ao final desta etapa, voce deverá ter uma estrutura de pastas, em teu drive C:\, como esta:
C:\Clipper5
\BIN
\INCLUDE
\LIB
\OBJ
\PLL
\SOURCE
\DBU
\ Outras Pastas...
Parabens! Voce agora tem o Clipper 5.2e instalado em tua máquina!
- Configuração do Clipper 5.2e
8 - Abra uma janela do Command Prompt do Windows
9 - Execute Edit C:\Windows\System32\Config.Nt
10 - Após a linha device=%SystemRoot%\system32\himem.sys, adicione a linha
files=250 e salve o arquivo.
11 - Execute Edit C:\Windows\System32\AutoExec.Nt
12 - No final do arquivo, adicione as lunhas:
Set Path=C:\clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32;%PATH%
Set Lib=c:\clipper5\lib;%LIB%
Set Include=c:\clipper5\include;%INCLUDE%
Set Obj=c:\clipper5\obj;%OBJ%
SET CLIPPER=F:<250>;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\" e salve o arquivo.
13 - Feche a tua janela do Command Prompt do Windows
- Utilizando o Clipper 5.2e
14 - Abra uma do Command Prompt do Windows e compile os teus programas, como voce disse ter feito.
15 - Para dicas de configuração (e outras muito legais), acesse esse tópico do nosso forum:
https://pctoledo.org
/col_dic.htm
- Respostas às dúvidas do post anterior:
1) No Comando Set ... eu tenho que informar todos os diretórios e sub-diretórios, aonde se encontram os arquivos que eu preciso?
SIM
2 - Criar o arquivo executável: Ao digitar rtlink fi exerc1 aparece a seguinte mensagem: ´rtlink ´não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
Certamente o Set Path falhou (não achou o Clipper5\BIN ou coisa que o valha.)
3 -Ob.: Você havia informado na resposta anterior que o arquivo para gerar o executável tem que ter a extensão .Lib, porém vários dos diretórios informados acima, com seus vários sudbiretórios possuem a extensão .LIB. Eu preciso saber qual ou quais os caminhos para criar o executável.
O processo funciona assim : Voce
1- cria, através do teu editor de texto preferido, um programa fonte, escrito em linguagem Clipper (Summer, 5.0, 5.01. 5.2 (versões de A até E) e 5.3 (versões de A até B)). Por Exemplo, criou o Teste1.PRG e o Teste2.PRG.
2 - compila os programas, gerando arquivos objeto. (.OBJ). No caso, Teste1.OBJ e o Teste2.OBJ.
Neste processo, o compilador Clipper verifica, tudo o que voce escreveu, palavra a palavra; se não entender, gera um erro de compilação e pára. Se entender, gera o arquivo .OBJ com as substituições feitas pelo pré-processador e todas as referências feitas por voce aos seus comandos internos, funções e arquivos include.
3 - invoca o teu programa link-editor preferido (PLink, TLink, RTLink, Exospace, Blinker (este último o melhor)), para a geração do arquivo executável (.EXE). O link-editor é programado para link-editar um único arquivo .OBJ ou uma extensa lista de arquivos .OBJ e gerar, de todos eles um único .EXE (existe a possibilidade se se segmentar um .EXE em partes, chamadas overlays, com extensão .OVL)
No processo de link-edição, o programa link-editor examina as referências (nomes de procedures e/ou funções) existentes nos arquivos de entrada (os arquivos .OBJ) e verifica se eslas existem nas bibliotecas referenciadas (no caso do Clipper, Clipper.LIB e Extend.Lib e DbfNtx.LIB são default mas voce pode referenciar outras do próprio Clipper ou de terceiros, na linha de comando do link-editor). Se tudo for encontrado, o link-editor liga (it links) todas as bibliotecas, resolve os endereçamentos de memória e gera o executável. Se alguma referência não for encontrada, o link-editor aborta ou não o processo de geração do .EXE, dependendo do link-editor ou de sua configuração.