problemas na compilação e criação do arquivo executável

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Vagner Almeida
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

problemas na compilação e criação do arquivo executável

Mensagem por Vagner Almeida »

Boa Noite.
Comprei o CD Clipper On-Line. Criei no c: um diretório chamado CLIPPER e copie os arquivos através do XCOPY junto com seus diretórios e subdiretórios. Criei um arquivo através do Edit e ao tentar compilar, me abre uma tela de um editor Macromedia Flash Power 5.0, que eu não sei do que se trata. Como eu não consigo compilar, eu não passo para a fase seguinte, que é criar o arquivo executável. Será que é um problema de configuração do sistema, uma vez que o meu é um Windows XP. Favor responder em linguagem o mais simples possível, pois sou iniciante em informática. Grato e no aguardo. Vagner Almeida

Nota de Moderação:
por Maligno: O título do presente tópico foi criado totalmente em letras maiúsculas e por isso, teve de ser convertido para letras minúsculas, conforme orientação contida nas regras do fórum, que podem ser lidas clicando aqui.
fladimir
Colaborador
Colaborador

Re: problemas na compilação e criação do arquivo executável

Mensagem por fladimir »

Colega como vc esta tentando compilar, por favor descreva o comando....

Outra coisa vc deve setar as variáveis de ambiente... ou seja, definir através do comando SET VARIAVEL=CAMINHO, para q o ambiente ao necessitar de alguma informação ligada a tal variável saberá onde irá procurar...

Exemplo da definição de algumas variáveis de ambiente:

Set Path=C:\clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32
Set Lib=c:\clipper5\lib
Set Include=c:\clipper5\include
Set Obj=c:\clipper5\obj

Exemplo do comando para Compilar e Linkar:

clipper teste.prg /n /m
rtlink fi teste

Lembrando ao colega q é interessante pesquisar no fórum, pois existem inúmeros posts a respeito do assunto.

Sucesso!!

:)Pos
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Vagner Almeida
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

caro flatimir

enviei para compilar o seguinte arquivo que eu retirei do curso de clipper idealizado por V.Sas:

Edit exerc1.prg

Código: Selecionar todos

CLEAR
BORDA=CHR(218)+CHR(196)+CHR(191)+CHR(179)+;
CHR(217)+CHR(196)+CHR(192)+CHR(179)+CHR(176)
@1,1,24,79 BOX BORDA
@4,4 CLEAR TO 21,76
@4,4 TO 21,76 DOUBLE
INKEY(0)
CLEAR
RETURN
(saldo o arquivo e envio para compilar)
clipper exerc1.prg /n
(não é gerado arquivo .OBJ e me abre a tela Flash em branco).

Segue abaixo a configuração do sistema (Windows XP):
a) Variáveis do Usuário:
C:\Clipper5\biblilotecas\include
C:\Clipper5\linkeditores\lib
C:\clipper5\linkeditores\OBJ
C:\Clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32
c:\Documents and Settings\User\Configurações locais\Temp

b) Variáveis do sistema:
BUFFERS=80
COMSPEC C:\WINDOWS\SYSTEM32\CMD.EXE
FILES=225
FP_NO_HOST_CHECK=NO
NUMBER_OF_PROCESSORS=2
OS WINDOWS_NT
PATHEXT .COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
PROCESSOR_ARCHITECTURE x86
PROCESSOR_IDENTIFIER x86 Family 6 Model 15 Stepping 2, GenuineIntel
PROCESSOR_LEVEL 6
PROCESSOR_REVISION 0f02
SET CLIPPER F:225
SET INCLUDE C:\CLIPPER5\BIBLIOTECAS\INCLUDE
SET LIB C:\CLIPPER5\LINKEDITORES\LIB
SET OBJ C:\CLIPPER5\LINKEDITORES\OBJ
SET PATH C:\Clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32
STACKS 9,256
SET PATH
TEMP C:\WINDOWS\TEMP
TMP C:\WINDOWS\TEMP
WINDIR C:\WINDOWS
X
X
X
facilicitaria se v.sas. informassem o seguinte:
1) para compilar o programa, fazer um arquivo Path para quais diretórios (Comprei o CD Clipper On-Line)
2) para executar o programa, fazer um arquivo Path para quais diretórios (Comprei o CD Clipper On-Line)

grato
vagner almeida
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Saudações a todos, e seja bem-vindo ao Forum Vagner!

Realmente é estranha a aparição dessa tela do Flash Power. Penso que seja algo relacionnado às associações de extensão de arquivo, catalogadas em sua máquina.

Quanto ao problema de compilação, vamos por partes:
Criei no c: um diretório chamado CLIPPER e copie os arquivos através do XCOPY junto com seus diretórios e subdiretórios.
Segue abaixo a configuração do sistema (Windows XP):
a) Variáveis do Usuário:
C:\Clipper5\biblilotecas\include
C:\Clipper5\linkeditores\lib
C:\clipper5\linkeditores\OBJ
Supondo que voce tenha setado essas variáveis de ambiente, editando o C:\Windows\System32\AutoExec.NT e C:\Windows\System32\Config.NT ou entrando nas propriedades do sistema (click com o direito no ícone Meu Computador, Propriedades, Avançado, Variáveis de Ambiente), nota-se uma discrepância entre as pastas mencionadas, CLIPPER e CLIPPER5. Com isso, o Clipper não encontraria os arquivos Include (.Ch, não usados no seu teste), nem os arquivos .LIB. Com isso, não geraria o .EXE.

O Clipper dispõe de algumas opções de compilação. Para exibí-las, digite Clipper no prompt do DOS, sem nenhum parâmetro.
No seu teste, voce usa a opção /N. Essa opção serve para suprimir a declaração automática de função do Clipper. Por exemplo: voce tem um arquivo chamado Teste.PRG e dentro dele uma Function Teste() ou Procedure Teste(). Será então obrigado a usar esta switch pois senão ocorrerá o erro: TESTE.PRG(n) Error C2021 Redefinition of procedure or function: 'TESTE'.
No seu caso, como voce usa a switch /N sem declarar a função ou procedure, provavelmente vai obter o erro:
TESTE.PRG(n) Error C2006 Statement not allowed outside procedure or function. (n é o número da linha onde o erro ocorreu)
Fladimir escreveu:
Set Path=C:\clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32
Set Lib=c:\clipper5\lib
Set Include=c:\clipper5\include
Set Obj=c:\clipper5\obj
Se voce ainda não fez isso, coloque essas linhas em seu arquivo C:\Windows\System32\AutoExec.NT, antes das linhas:

REM Instalar o suporte DPMI
lh %SystemRoot%\system32\dosx
caso existam.

Aliás, para preservar o ambiente do teu Windows, coloque essas linhas modificadas da forma abaixo:

Set Path=C:\clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32;%PATH%
Set Lib=c:\clipper5\lib;%LIB%
Set Include=c:\clipper5\include;%INCLUDE%
Set Obj=c:\clipper5\obj;%OBJ%
Em seu arquivo C:\Windows\System32\Config.NT, se não existirem, coloque as linhas abaixo:

dos=high, umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=250
Espero que estas informações te direcionem ao caminho correto. Poste suas novas dúvidas. É sempre importante copiar as mensagens que eventualmente o Clipper exiba. Boa sorte!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Vagner Almeida
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

boa Noite à todos,

AlxSts,
muito obrigado pelas informações, editei as configurações solicitadas, porém, ficaram algumas dúvidas:
1) No Comando Set ... eu tenho que informar todos os diretórios e sub-diretórios, aonde se encontram os arquivos que eu preciso?
Exemplo: Set Path=c:\Clipper5\Programas\Clipper\summer87

2) Compilação: Eu informei as configurações, porém, o mesmo não compilava. NO CD ON-Line que eu comprei da PC-Toledo, existia um caminho c:\clipper5\programas\clipper\summer87 onde constava os arquivos clipper.exe e clipper.lib. Eu copiei estes arquivos para o c:\clipper5 e consegui compilar o meu arquivo (Extensão .OBJ)

3) Criar o arquivo executável: Ao digitar rtlink fi exerc1 aparece a seguinte mensagem: ´rtlink ´não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Tentei fazer conforme o item 2, ou seja, procurar o arquivo em algum diretório, porém, não localizei o rtlink. favor verificar com a PC-Toledo qual o diretório que fica o arquivo, lembrando que os diretórios iniciais do CD são:
-Cupomfiscal
-Editores
-Funções
-Linkeditores
-Tutoriais
-Bibliotecas
-Demos
-Essenciais
-Harbour
-Utilitários
-Programas

Eu preciso que seja informado da seguinte maneira:
DiretórioA\SubdiretórioB\SubdiretórioC\SubdiretórioD\SubdiretórioE\Nome do Arquivo
Ob.: Você havia informado na resposta anterior que o arquivo para gerar o executável tem que ter a extensão .Lib, porém vários dos diretórios informados acima, com seus vários sudbiretórios possuem a extensão .LIB. Eu preciso saber qual ou quais os caminhos para criar o executável.
Grato e mais uma vez, muito obrigado pelas dicas, pode ter certeza que tem sido um excelente aprendizado.
Vagner Almeida

:)) :D
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Saudações a todos!

Caríssimo Vagner, assim como voce, sou membro deste querido fórum Clipper on Line há pouco tempo. Nunca comprei o CD do fórum, ao qual voce se refere. Mas, pelo resumo de conteúdo que voce mostrou, creio que deveria ter feito isto... Como não conheço o CD, vou tentar fazer de outra forma:

para simplificar a solução do teu problema, creio que o melhor caminho a seguir é montar uma instalação padrão do Clipper 5.2e na tua máquina. Para isso, podemos, com a devida licença, recorrer ao site de um dos moderadores do nosso fórum, o Maligno. Está disponível no site dele, uma cópia da versão instalada do Clipper 5.2e, em formato .Zip. Para que voce consiga isso, é necessário que na tua máquina tenha instalado um desses descompactadores: WinRar ou WinZip ou FilZip. Tudo bem até aqui? Para continuar, siga os passos:

- Instalação do Clipper 5.2e

1 - Acesse a página do nosso amigo Maligno, através do link: http://pub.buzinello.com/
2 - Clique em xBase
3 - Clique em Clipper
4 - Clique em Compilers
5 - Clique em Clipper_v52e_installed.zip
6 - Deverá abrir uma janela do teu descompactador; mande descompactar na pasta raiz do teu drive C: (C:\). Se tudo der certo, ao final deste processo, voce deverá ter uma pasta chamada Clipper. no teu C:\.. Se não tiver isso, verifique onde foi descompactado o conteúdo do .Zip e mova a pasta Clipper para o teu C:\.
7 - Renomeie a tua pasta c:\Clipper, recém criada, para C:\Clipper5. Ao final desta etapa, voce deverá ter uma estrutura de pastas, em teu drive C:\, como esta:
C:\Clipper5
\BIN
\INCLUDE
\LIB
\OBJ
\PLL
\SOURCE
\DBU
\ Outras Pastas...
Parabens! Voce agora tem o Clipper 5.2e instalado em tua máquina!

- Configuração do Clipper 5.2e

8 - Abra uma janela do Command Prompt do Windows
9 - Execute Edit C:\Windows\System32\Config.Nt
10 - Após a linha device=%SystemRoot%\system32\himem.sys, adicione a linha
files=250 e salve o arquivo.
11 - Execute Edit C:\Windows\System32\AutoExec.Nt
12 - No final do arquivo, adicione as lunhas:
Set Path=C:\clipper5\bin;c:\windows;c:\windows\system32;%PATH%
Set Lib=c:\clipper5\lib;%LIB%
Set Include=c:\clipper5\include;%INCLUDE%
Set Obj=c:\clipper5\obj;%OBJ%
SET CLIPPER=F:<250>;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\" e salve o arquivo.
13 - Feche a tua janela do Command Prompt do Windows

- Utilizando o Clipper 5.2e

14 - Abra uma do Command Prompt do Windows e compile os teus programas, como voce disse ter feito.

15 - Para dicas de configuração (e outras muito legais), acesse esse tópico do nosso forum: https://pctoledo.org
/col_dic.htm

- Respostas às dúvidas do post anterior:

1) No Comando Set ... eu tenho que informar todos os diretórios e sub-diretórios, aonde se encontram os arquivos que eu preciso?

SIM

2 - Criar o arquivo executável: Ao digitar rtlink fi exerc1 aparece a seguinte mensagem: ´rtlink ´não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Certamente o Set Path falhou (não achou o Clipper5\BIN ou coisa que o valha.)

3 -Ob.: Você havia informado na resposta anterior que o arquivo para gerar o executável tem que ter a extensão .Lib, porém vários dos diretórios informados acima, com seus vários sudbiretórios possuem a extensão .LIB. Eu preciso saber qual ou quais os caminhos para criar o executável.

O processo funciona assim : Voce

1- cria, através do teu editor de texto preferido, um programa fonte, escrito em linguagem Clipper (Summer, 5.0, 5.01. 5.2 (versões de A até E) e 5.3 (versões de A até B)). Por Exemplo, criou o Teste1.PRG e o Teste2.PRG.

2 - compila os programas, gerando arquivos objeto. (.OBJ). No caso, Teste1.OBJ e o Teste2.OBJ.
Neste processo, o compilador Clipper verifica, tudo o que voce escreveu, palavra a palavra; se não entender, gera um erro de compilação e pára. Se entender, gera o arquivo .OBJ com as substituições feitas pelo pré-processador e todas as referências feitas por voce aos seus comandos internos, funções e arquivos include.

3 - invoca o teu programa link-editor preferido (PLink, TLink, RTLink, Exospace, Blinker (este último o melhor)), para a geração do arquivo executável (.EXE). O link-editor é programado para link-editar um único arquivo .OBJ ou uma extensa lista de arquivos .OBJ e gerar, de todos eles um único .EXE (existe a possibilidade se se segmentar um .EXE em partes, chamadas overlays, com extensão .OVL)
No processo de link-edição, o programa link-editor examina as referências (nomes de procedures e/ou funções) existentes nos arquivos de entrada (os arquivos .OBJ) e verifica se eslas existem nas bibliotecas referenciadas (no caso do Clipper, Clipper.LIB e Extend.Lib e DbfNtx.LIB são default mas voce pode referenciar outras do próprio Clipper ou de terceiros, na linha de comando do link-editor). Se tudo for encontrado, o link-editor liga (it links) todas as bibliotecas, resolve os endereçamentos de memória e gera o executável. Se alguma referência não for encontrada, o link-editor aborta ou não o processo de geração do .EXE, dependendo do link-editor ou de sua configuração.
[]´s
Vagner Almeida
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

alxsts

você é fera!!!!

Segui fielmente todas as suas instruções, diga-se de passagem, magnificamente explicadas e finalmente consegui compilar, linkar e executar o programa.
Você não imagina o quanto estou feliz.
Muito obrigado, mas muito obrigado mesmo.
Fiquei seu fã.
Parabéns, felicidades e saúde!!!
Vagner Almeida
:)) :{ :-Y
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Saudações a todos! Feliz dia do Programador!

Vagner:

Grato pelas palavras gentis. Servem de incentivo a qualquer membro do fórum. Retribuo os votos de fecidades e saúde, os quais estendo a todos. Muita paz!

Preciso fazer uma pequena correção no texto que escrevi:

Onde se lê:

SET CLIPPER=F:<250>;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\" 
deveria aparecer:

SET CLIPPER=F:250;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\" 
(sem os colchetes envolvendo o valor 250)

Por favor, edite o teu C:\Windows\System32\AutoExec.NT e faça a correção necessária.

Agora que voce consegue gerar teus executáveis, mãos à obra! Bom trabalho/estudo. Precisando, conte com os teus amigos deste forum.

:xau
[]´s
Responder