Conseguiram homolocar NF-PAULISTA com ACbrECF?

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Conseguiram homolocar NF-PAULISTA com ACbrECF?

Mensagem por ANDRIL »

Pessoal, to voltando a programar em clipper e terei que implementar a NF PAULISTA, conseguentemente implementar as rotinas de ECF nos meus sistemas. Estou testando o projeto ACbrECF mais estou com algumas dúvidas:

Código: Selecionar todos

- Alguem ja conseguiu homologar o sistema usando um aplicativo externo (ACbrECF)? É permitido? 
- O cliente ao colocar o ECF e aceitar pagamento em cartao, terei que implementar tambem o TEF no meu sistema, ou ele podera continuar vendendo a cartao com as maquinas POS. 
- Quais fabricantes de ECF tem aplicativos para extrair as informacoes exigidas no arquivo mensal para a Secretaria da Fazenda-SP?
Qualquer informação será bem vinda.

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: Conseguiram homolocar NF-PAULISTA com ACbrECF?

Mensagem por alaminojunior »

ANDRIL escreveu:- Alguem ja conseguiu homologar o sistema usando um aplicativo externo (ACbrECF)? É permitido?
- O cliente ao colocar o ECF e aceitar pagamento em cartao, terei que implementar tambem o TEF no meu sistema, ou ele podera continuar vendendo a cartao com as maquinas POS.
- Quais fabricantes de ECF tem aplicativos para extrair as informacoes exigidas no arquivo mensal para a Secretaria da Fazenda-SP?
Na atualidade existem as certificações para TEF e PAF. Como no estado de SP ainda não é exigido o PAF, vamos nos ater as referências para o TEF.

1. Nunca usei o ACBRECF, mas sei que é possível e permitido utilizá-lo, desde que essa dobradinha siga as orientações dos roteiros de certificação TEF.
2. Hoje em dia [pelo menos em SP], todas as empresas do comércio varejista são obrigadas por lei, à terem o processo de venda com cartão atrelado ao ECF. Porém não é isso que se vê. A fiscalização vez ou outra, não sei se com base em algum cronograma, baixa em um estabelecimento e notifica o contribuinte para que no prazo de 45 dias [prorrogáveis por mais 45] adote o uso da TEF.
Portanto num primeiro momento o seu cliente até pode se valer da maquininhas POS, mas é interessante você se precaver, homologando o seu software.
3. Praticamente todos os fabricantes possuem ferramentas para tal objetivo.

Um detalhe importante é que, para Nota Fiscal Paulista, o software não precisa passar por homologação. Basta apenas que você capture o CPF/CNPJ do cliente no momento da venda, faça a abertura do cupom fiscal com o documento, e que as DLL´s dos ECF´s estejam configuradas para tal.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Alaminojunior, obrigado pela sua ajuda.

Quanto a homogação do TEF eles analizam a versão atual do sistema, e se tiver que alterar algo posteriormente, terei que homologar novamente, mesmo nao mexendo na parte do TEF? Como eles se certificam sobre a versão atual, alias, como saberão que alterei algo?

Ou seria melhor criar um sistema PDV aparte, somente para VENDAS?

No caso do TEF pode-se ter instalado em apenas uma maquina servidora, ja que a comunicacao é feita atraves de arquivos ou preciso ter o gerenciador instalado em cada maquina da rede (neste caso tenho que ter uma linha para cada pc para fazer a discagem)?

Ate+
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

1. Estando a certificação OK, você precisa enviar para eles uma cópia funcional do software, em CD. E realmente depois de qualquer alteração no sistema, seria necessária uma re-certificação, mas na prática isso é meio impossível de fazer.
O que acontece é o seguinte: se amanhã algum supervisor de alguma das operadoras verificar que o seu software está em desacordo com as regras, eles irão puxar as orelhas da certificadora, que irá então analisar aquela cópia depositada por você. Esta cópia precisa ser semelhante a que está instalada nos estabelecimentos, data, hora, tamanho do arquivo, etc ... Se não bater, eles irão puxar as orelhas da softwarehouse. Portanto se estiver tudo nos conformes não há com que se preocupar.
2. Fica a seu critério criar módulos distintos.
3. Para o TEF Discado é necessário ter o gerenciador instalado em cada máquina, e cada máquina precisa ter a linha disponível paa efetuar as transações. Mas há alguns anos foi criado o TEF-IP, que na camada de desenvolvimento do software é a mesmíssima coisa que o TEF Discado, porém a comunicação é feita em banda larga ou GPRS, e nesse caso deve-se ter um servidor que fará o papel de gateway, e cada PDV se comunica com ele através de rede local.
Obs. Quando eu certifiquei em janeiro/2009, já era obrigatória a certificação TEF-IP.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Alaminojunior, mais uma vez, obrigado por seus esclarecimentos.

Grato.
Responder