Funções Não-Documentadas: uma listagem

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Acéfalo Dias
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Funções Não-Documentadas: uma listagem

Mensagem por Acéfalo Dias »

oi pessoal!

vi que tem muitas funcões não documentadas da linguagem que podem tornar o código mais enxuto entre outras coisas.
alguém sabe por que não foram documentadas, se isso acontece em outras linguagens também, e se é possível fazermos uma lista delas aqui (ou seja, documentá-las, por que não?).
acho que vai ser bom para todos.
eu por exemplo, estava usando o @ say direto, e vi muitas vantagens na dispoutat().

valeu! :)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Funções NÃO-DOCUMENTADAS: uma listagem

Mensagem por Maligno »

Não é questão da linguagem em si, mas da ferramenta e de suas bibliotecas padrão. Há bibliotecas que não tem uma documentação completa. Algumas funções, de uso mais restrito, não são documentadas ou têm documentação parcial. Não é raro. Acontece.

Como você deve saber, @...SAY não é função. É um comando criado para facilitar a codificação. O Clipper possui vários e permite a criação de outros tantos. Se você viu vantagem em usar diretamente a função DispOutA(), talvez prefira utilizar outras funções que normalmente são utilizadas como comandos. Em termos de comandos *padrão* é só aquilo que existe no STD.CH. Não há mais nenhum comando padrão fora do que existe nesse tipo de header. Agora, funções não documentadas é outra história. Pelo que lembro, há realmente algumas que se vê no STD.CH e que não constam no NG.

Acho que criar uma lista de todas as funções não (ou não tão bem) documentadas para Clipper, nessa altura do campeonato, em que ele já está praticamente dentro do caixão, não será uma grande vantagem. Acho mais interessante pra você pesquisar no Google. Há vários sites que já trataram dessa matéria.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Acéfalo Dias
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Funções NÃO-DOCUMENTADAS: uma listagem

Mensagem por Acéfalo Dias »

caro colega Maligno, entendo e acho válida sua opnião. é uma opnião e tanta.

ouço tanta coisa do Clipper que tenho que admitir: ele já era! também reconheço que o Sr. é um dos grandes mestres daqui, e lamento estar chegando no fim de tudo... são tantos posts seus que acho você um dos pilares do fórum, e parece-me pelas suas mensagens, que programou pra valer com a linguagem até 2007, isso?

representamos dois extremos, o Sr. já saiu (ou tá de saída), mas ainda ajuda os meros mortais, que no outro extremo e nas suas limitacões mentais (quem dera ter uma parcela de seu conhecimento) está entrando e talvez como eu tá gostando... e eita! como é gostoso! tenho no maximo 6 meses com o Clipper e através dele já consegui enterrar meu pai, pagar uma UTI e to pagando a pensão da mulher. ah, e ainda fechei serviços que talvez não consiga entregar. tá muito bom.
para mim é muito importante Sr. Maligno, já pesquisei no Google mas os resultados foram muito irrelevantes.

agora, conhecimento sobre as dita-cujas, eu sei que o Sr. tem de montão como outros daqui devem ter também.
vamos lá pessoal, se o Clipper já morreu, façamos isso então como uma homenagem póstuma ou de despedida! afinal o que não te serve, às vezes pode ser só o que o outro tem.
podem ter certeza que se ninguem vir aqui agradecer esta contribuição, eu já agradeço por todos.

valeu :)
Responder