Alterações sem código fontes

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betovox »

Bom dia a todos,
Primeiramente nao sou programador clipper mas trabalho com informatica a um bom tempo e ja consegui em adapatar a alguns erros com programas clipper.
Onde trabalho ja esta vigorando o prg Nota fiscal eletronica, dai como os dados gerais sao em formato .dbf, ja consegui com a ajuda do forum resolver muita coisa, entao minha duvida é a seguinte.
Existem cidades com o nome muito grande para o formato que foi feito pelo programador (programador ja abandonou o clipper e por motivo financeiro a empresa nao alterou o prg ainda) por exemplo:
"sao luis gonzaga do maranhao" é o nome correto da cidade mas por falta de espaço na tela do prg fica quando se efetua o cadastro como
"sao luis gonzaga maranhao" nome que quando importo pra o prg NFE ele nao aceita considera inexistente,
feito isso eu alterei no DBF a estrutura para que ele aceite o nome correto passei de 25 para 30 caracteres.
agora a minha duvida é a seguinte:
È possivel alterar a tela que mostra o cadastro??? Tela Men?
tentei o prg Valkirye mas la nao consegui visualizar a tela, existe outro programa que me auxilie nisso?
Abraço e obrigado pela atencao
Humberto oliveira

Nota de Moderação:
por Pablo César: O presente tópico apresenta diversos assuntos e não é solicitado qualquer questionamento específico seja sobre banco de dados como da linguagem de programação.
Editado pela última vez por Pablo César em 05 Jun 2010 09:42, em um total de 1 vez.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Re: Tela Mem é possivel altera-la?

Mensagem por alxsts »

Olá!
betovox escreveu:tentei o prg Valkirye mas la nao consegui visualizar a tela, existe outro programa que me auxilie nisso?
Deu alguma mensagem? Se conseguir, você vai visualizar os PRG's. Agora, se este executável foi gerado com o Blinker, aí não será possível descompilar.

Existe um outro programa descompilador, chamado Rescue. Você poderá baixar deste link.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betovox »

boa tarde,
desculpe minha ignorancia mas baixei o prg Rescue ele descompila e para em "complete past 2". onde ele salva o arquivo descompilado?
betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betovox »

falha minha. ele salva a descompilaçao em outra pasta.
Muito obrigado pela dica.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Tela Mem é possivel altera-la?

Mensagem por Pablo César »

È possivel alterar a tela que mostra o cadastro???
Sim, cabe você localizar o prg. Uma dica, você que ainda não o conhece o sistema. Utilize qualquer utilitário que procura strings de dentro de arquivos em determinada pasta. Eu utilizo o FileFind do Norton, mas na internet você encontra vários (e de graça) por exemplo: http://www.binaryfortress.com/fileseek Você vai observar quais strings aparecem na tela e logo faça a procura em arquivos prg, daí você sabendo qual o prg, fica fácil.
Tela Men?
Você quis dizer tela main ? Tem certeza que está no arquivo principal ?
tentei o prg Valkirye mas la nao consegui visualizar a tela, existe outro programa que me auxilie nisso?
Você não possui os prgs ? Aí fica até impossível de alterar algo...

Quando no seu título você menciona tela Mem... pensei... (aqui é a seção de BD) logo deve ser mem de arquivo de memória escrita exibida na tela... é bom ser bem objetivo e minucioso nos detalhes quando você solicita ajuda, assim poderemos dar melhor assistência. O trópico está totalmente fora de lugar.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Se o arquivo estiver dentro de um .MEM talvez seja possivel alterá-lo via dBase III +.

Já cheguei a mexer com telas em formato .MEM pois voce praticamente as desenhava para poder acessá-las pelo seu ssitema.

As telas .MEM consistiam de poucos comandos e se não me engano das máscaras para campos, @E, @R, etc.

Se o caso for alterar um campo para que caiba mais informações talvez seja possivel alterar estas informações dentro do arquivo, mas ao se alterar o tamanho de um campo na tabela o próprio Clipper pode produzir o scroll lateral em GETs com tamanho reduzido.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Se o arquivo estiver dentro de um .MEM talvez seja possivel alterá-lo via dBase III +.
Ou até mesmo no proprio Clipper, dá para utilizar os comandos de RESTORE FROM e SAVE TO...
Se o caso for alterar um campo para que caiba mais informações talvez seja possivel alterar estas informações dentro do arquivo, mas ao se alterar o tamanho de um campo na tabela o próprio Clipper pode produzir o scroll lateral em GETs com tamanho reduzido.
Pois é... esquecí de mencionar isso (estava na minha cabeça e acabei esquecendo por conta dos itens da moderação). Se o campo for maior do que se precisa exibir na tela pode ser usado o "@S25" no PICTURE daquele GET.
As telas .MEM consistiam de poucos comandos e se não me engano das máscaras para campos, @E, @R, etc.
Desculpem talvez saindo do assunto... estou curioso de saber ao quê você se refere, Rochinha ? Pois o arquivo .mem é apenas um arquivo onde guarda as variáveis de forma escrita e guardar telas... é um tanto expendioso para a memória... também não entendo o quê aproveitar de uma variável que contenha atributos da tela (cores dos caracteres), pois teria que ser desprezado tais caracteres de formatação... mas a título de aprendizagem, para quê essa utilização, você sabe para nos dizer ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Não se engane, por um momento confundi .MEM com .FRM e acabei postando mais do que deveria. Desculpe-me por este infortunio.

Esqueçam o que postei em:
"...As telas .MEM consistiam de poucos comandos e se não me engano das máscaras para campos, @E, @R, etc..."

Amigo Pablo obrigado por ter percebido e me alertado.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

por um momento confundi .MEM com .FRM e acabei postando mais do que deveria. Desculpe-me por este infortunio
No problem my friend ! Fiquei mesmo curioso. Esses arquivos .FRM (da época do DBASE) nunca tive dominio sobre esse recurso de impressão em modo formulário.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betovox »

Bom dia,
me desculpe pela demora e pelo topico fora de lugar.
A minha intencao com relacao a alterar a tela que apresenta o Cadastro de clientes é pelo seguinte falo: a empresa onde trabalho nao atualizou o prg para outra linguagem DOS para Delphi ou similar;
E como a partir de outubro a empresa ja estara obrigada a gerar Nota Fiscal Eletronica o o prg em DOS-Clipper contem algumas incompatibilidades com relação ao prg NFE no que diz respeito a dados como o exemplo que citei na duvida; ex:
nome da cidade correta que devera constar no NFE: São Luis Gonzaga do Maranhão
nome da cidade digitada no prg DOS-Clipper: São Luis Gonzaga Maranhao
note que o digitado no prg DOS-clipper esta resumido por causa da estrutura do programa que suporta como visualizei 25 caracteres.
para que o prg aceite mais seria somente alterar a estrutura de dados para 30 caracteres ou mais mas o meu problema é que mesmo mudando para maior quantidade de caractere ele "esconderá" letras apesar que estara correto.
Entao a minha intencao com a mudança na tela de Cadastro seria somente essa.
Aumentar o tamanho tambem do campo onde é digitado o nome da cidade para que a pessoa que estiver digitando visualizar que é possivel preencher o dado completo e nao resumir como estava sendo feito a anos.
Usando o rescue consegui gerar os UDF e visualizei a tela que preciso agora a duvida é como alterar e salva-la corretamente; precisarei do clipper e compilar?
Abraço e espero ter sanado as duvidas e muito obrigado pela atenção
Humberto
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dr.Microso »

Prezado Humberto, bom dia!

Há várias formas de se equacionar um problema... Neste caso particular, me parece que optou pela mais difícil, considerando que não é programador (é evidente) e por sinalizar que não é esta a sua intenção efetiva.
Humberto escreveu:Primeiramente nao sou programador Clipper mas trabalho com informatica a um bom tempo e ja consegui me adaptar a alguns erros com programas Clipper...
E considerando-se sua real motivação para o post, creio que seu problema já está resolvido... Teria apenas que sintonizar a freqüência certa...
Humberto escreveu:...o formato que foi feito pelo programador (ele ja abandonou o Clipper(1) e por motivo financeiro(2) a empresa nao alterou o prg ainda)...
(1) Aqui uma boa parte ainda vive desta ferramenta, então você está no lugar certíssimo.
(2) A forma de expressão e o progresso obtido até agora é um indicador... Não é tão fácil assim... Está virando um tiro ao alvo (tela MEM)...Posso te garantir que dá forma que está sendo feito, talvez não valha tanto o esforço em função do produto final (o barato, pode sair caro), e se é coisa "mincha" como você julga, pode sair em "conta" contatar efetivamente alguém aqui...
Na familiarização completa do problema (com o "bicho na mão" e com o nível de "domesticação que você quer") quem sabe, pode sair de graça... E o tempo está correndo...
Humberto escreveu:E como a partir de outubro a empresa ja estara obrigada a gerar NFe o prg em DOS-Clipper contem algumas incompatibilidades com relação ao prg NFe no que diz respeito a dados...
Não me leve a mal, mas me parece que o foco é sanar algo que está muito simples, embora só esteja no caminho mais tortuoso. Não diria isso se essa fosse a sua praia...
Humberto escreveu:...agora a duvida é como alterar e salva-la corretamente; precisarei do Clipper e compilar?
Um sugestão concreta e de resultado rápido:
a) Crie um TXT com seus dados (telefone, e-mail, etc) e coloque a sua intenção ou o que está faltando no programa (ou que seria bom ter).
b) ZIP a pasta com todos os arquivos (EXE, o TXT que você fez, se possível zere os DBFs para o arquivo de post ficar pequeno), ou anexe apenas o EXE zipado aqui.
Esta atitude simples vai lhe poupar possíveis aborrecimentos, tempo à alguns (time is money), e várias linhas de "Tá quente!... Tá frio!... Iiiihhhhhhhh, Gelou!

Um abraço!
Editado pela última vez por Dr.Microso em 07 Jun 2010 11:22, em um total de 1 vez.
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Se você conseguiu resgatar os arquivos fonte (.PRG), agora precisará alterar o comprimento das variáveis onde o programa faz os GET´s antes de gravar nos DBFs. Depois disso, precisará ter o Clipper instalado em sua máquina, compilar e linkeditar, gerando assim um novo executável.

Baixe o Clipper do site do colega Maligno: aqui. Selecione clipper_v52e_installed.zip). (link reditado por Pablo César)
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betovox »

Boa tarde a todos,

1ª concordo com vc Dr.Microso, pensei que nao seria tao complicado mesmo nao sendo programador e ja ter alterado a estrutura do DBF;
2ª certamente; me auxiliaram muito nas duas questoes anteriores relacionadas a DBF mas como citei acima pensei que seria simples algo que notei nao ser, pelo menos pra mim que nao possuo conhecimento em Clipper;
3ª seria abusar demais dos amigos do forum;

Entao agradeço as opnioes dadas e farei a alteração na estrutura do DBf explicando aos usuarios para que respeitem a grafia correta para evitar problemas.
O grande problema é que patroes nao entendem que programas tem que passar por atualizações constantes para um bom funcionamento, no meu caso aqui sem atualização a mais de 5 anos.
Abraço a todos.

Humberto
Nota de Moderação:
por Pablo César: Mensagem reditada, pois o texto possuia uma citação completa e com ausência de fecha tag (/quote), o que dificultava o entendimento.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

farei a alteração na estrutura do DBf explicando aos usuarios para que respeitem a grafia correta para evitar problemas.
Se você almeja por desenvolver em Clipper, tiver paciência para aprender e tiver muita e muita dedicação, você conseguirá cercar todos os problemas que surgem do sistema. Se depender do usuário... então aí estão deixando uma brecha para erros. Para evitar esse tipo de erro, parta pelo principio que é disponibilizado um cadastro de cidades, com o nome completo e deforma padronizada, que possua em cada registro um código_cidade. Daícaberia disponibilizar para o usuário em forma de um achoice em que o usuário escolha a cidade e guarde em código. Depois seja para exibir na tela como para gerar o arquivo, deverá consultar o arquivos cidades e substituir o código pelo nome completo da cidade + sigla estadual.
Este tópico, pelo jeito não tem nada a ver com arquivo .MEM nem alteração de arquivo MAIN, na verdade é uma forma desesperadora de pedir ajuda. Pois o que parecia um problema, na verdade são vários. Quiser resolver os problemas você mesmo, comece a tratar um de por vez, abra o seu fonte, altere conforme seu conhecimento e o que ficar em dúvida, poste aqui em tópico separado, dando um título a sua dúvida e de preferência: mostre o seu código fonte. Mas até então, você precisa obter um conhecimento básico da linguagem de programação. Saber compilar é o básico do básico. Você colega, pelo visto tem um caminho muito muito grande pela frente. Se houver urgência nessas alterações, sugiro que você procure um programador xBase e senão você vai precisar de muita coragem, dedicação e muita paciência...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
betovox
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Alterações sem código fontes

Mensagem por betovox »

Boa tarde,
realmente o topico ficou bem maior que eu pensava; o que antes era uma duvida pequena se tornou maior ate mesmo pela minha falta de conhecimento a respeito de onde estava entrando.
Quando a urgencia ela é ate nescessaria devida ao tempo que terei para organizar, entra em vigor em Outubro a NFE.
A maioria dos problemas ja foi sanada com a ajuda aqui do forum, as duvidas anteriores foram resolvidas com ajuda de vc´s; ou seja o prg ja esta digamos 70% resolvido so mesmo o ajuste desse campo o que nao deve ser tao complicado para um programador Clipper.
Fugindo um pouco da questao aqui na minha cidade nao há mais suporte para linguagem Clipper, o programador que havia "restado" faleceu e o pessoal que adquiriu os fontes migraram para Java.
Mas nao esta tao complicado de se resolver.
Abraço e muito obrigado a todos novamente.
Humberto
Responder