xHarbour FAQ

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

moacirponti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

xHarbour FAQ

Mensagem por moacirponti »

Vejo sempre falando de xHarbour, mas quando entro no site oficial, não parece ser compatível com Clipper.

Sei que é basico demais perguntar isto, mas, por exemplo, eu que tenho um código em Clipper 5.2, é só compilar em xHarbour e rodar no Linux, ou tenho que migrar?

Um abraço e obrigado,

Moacir.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Moacir para usar o xharbour no linux.
Vc terá que usar a versão do xharbour para linux nessas distribuições.

http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... naries_lin

E usar o gcc para compilar seu programa.

Faça esse passo a passo aki.
http://www.magnoman.vcnet.com.br/caclip ... bour.shtml

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

culik

Re: xHarbour FAQ

Mensagem por culik »

Ola Moacir
moacirponti escreveu:Vejo sempre falando de xHarbour, mas quando entro no site oficial, não parece ser compatível com Clipper.
Xharbour e 100% compativel com o clipper
sites oficiais sao www.xharbour.org(versao free) www.xharbour.com.br/www.xharbour.com(versao comercial)

>Sei que é basico demais perguntar isto, mas, por exemplo, eu que >tenho um código em Clipper 5.2, é só compilar em xHarbour e rodar no >Linux, ou tenho que migrar?
basta recompilar
use sempre o hbmake para criar os makefiles de suas apps assim como para compilar as mesmas no linux

e sugiro usar a news oficial em news://news.xharbour.org/xharbour.spanish.portuguese

Atenciosamente
Luiz Rafael
www.xharbour.com.br
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Moacir

A dica que o Dudu deu é sem dúvida a melhor opção para começar, esse pequeno manual do Anderssom é muito bem feito e explica claramente e de forma simples como iniciar no xHarbour, se preferir entre em contao com nosso colega Wagner quem eu considero um expert em Harbour/xHarbour e que poderá lhe passar o "caminho das pedras", além de ser uma ótima pessoa, ele tem tudo que você precisará para aprender e você poderá fazer tudo que quiser usando a versão Free do xHarbour.

Recomendo usar a versão Free pois ela não perde em nada para a versão comercial, muito pelo contrário, e versão comercial tem 1 coisa melhor que a versão free, "O Comercial", além do mais a versão comercial é muito cara, a versão professional custa R$ 1.520,00 a enterprise 3.000 e lá vai fumaça e cinzas e pulmão e tudo mais...o que é totalmente o contário de quem quer xHarbour necessita, pois o atrativo inicial do xHarbour é ser free, seria mais ou menos como lançar a versão Manépriser do Kurumin e sair vendendo por aí...

Se quiser conhecer um sisteminha exemplo (com fontes) feito em Habour+Minigui (todos free) baixe em :

http://www.zitinformatica.com/clipper/finance.zip

Até logo. :xau

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

A historia verdadeira é a seguinte:
O xHarbour foi concebido e para dar um suporte, aos principais desenvolvedores dele, foi criado a versão comercial, alias ninguem vive de vento, mas mesmo assim, foi mantida a versão Free, que será sempre aberta.
O que xHarbour.com tem que a vesão Free não tem.
A) SQLRDD - Você trabalha com qualquer banco de dados como se estivesse em DBF
B) Visual xHarbour - Uma excelente IDE feita para a versão comercial, é muito boa mesmo.
C) Suporte direto com os desenvolvedores do xHarbour.
D) Apollo.
Etc.
O xHarbour versão free é totalmente compativel com clipper sim, basta sair compilando.
Tudo o que se falar contrário é lenda.

Sandro Freire
ismael
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

a respeito xHarbour comercial

Mensagem por ismael »

Caro Marcelo.

Acredito que vc não seja usuário do xHarbour comercial, por isso acha ele com preço caro.

Porém comprei ele, tenho suporte, estou conhecendo 100% a linguaguem, e meus programas que rodavam somente em clipper com dbf/ntx, agora rodam, com :
Firebird Nativo
Firebird ODBC
Postgres nativo
Oracle Nativo
Oracle ODBC, ainda não testei em MYSQL, SQLserver, DB2, e outros. mais estes que ja rodam estão de Bom tamanho.

A muito tenho tentado migrar as aplicações para outra linguaguem, pela tendência de mercado (antes de conhecer o Banco de Dados), depois de conhecer banco de dados, percebi que é por obrigação a migração para banco.

Quanto a ambiente Visual, acho que devemos ter a opção tanto para linux, quanto para Windows, ainda assim fico com o xharbour com o HWGUI, que estou migrando as aplicações para ele.

Se os seus produtos ao longo de um ano não vale 3.000,00 :( , infelizmente, vc pode ficar sem $, mais se vale, invista isso em vc, eles parcelam, e te acompanham, na migração.

Vale falar que somente de compilar com xharbour, o programa que demora 45 minutos para indexar, com os mesmos DBF/NTX indexa em 4 minutos, e um processamento pesado de 45 minutos, reduziu para 2 minutos, sem mecher uma só linha.

Seja bem vindo ao 32 Bits. :)) e ja esta rodando em 64 Bits.

Realmente o xHarbour é maravilhoso, e a gente quando baixa de graça as coisas, se encontra algumas dificuldades, :-O , deixa pra la... quantos softwares vc ja baixou e não usou todos os recursos.

Vc, precisa experimentar, ele cria todo o banco para vc, e todos os seus problemas de trafego em rede, etc, estaram 100% resolvidos.

Fora problemas com DBF/NTX, se ainda tiver.

Eu recomendo 100%, conheço o Kulik e o Marcelo, e teem me encaminhado na ferramenta.

Abraço

Ismael
Responder