Vejo sempre falando de xHarbour, mas quando entro no site oficial, não parece ser compatível com Clipper.
Sei que é basico demais perguntar isto, mas, por exemplo, eu que tenho um código em Clipper 5.2, é só compilar em xHarbour e rodar no Linux, ou tenho que migrar?
Um abraço e obrigado,
Moacir.
xHarbour FAQ
Moderador: Moderadores
-
moacirponti
- Usuário Nível 1

-
Dudu_XBase
- Membro Master

Moacir para usar o xharbour no linux.
Vc terá que usar a versão do xharbour para linux nessas distribuições.
http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... naries_lin
E usar o gcc para compilar seu programa.
Faça esse passo a passo aki.
http://www.magnoman.vcnet.com.br/caclip ... bour.shtml
Vc terá que usar a versão do xharbour para linux nessas distribuições.
http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... naries_lin
E usar o gcc para compilar seu programa.
Faça esse passo a passo aki.
http://www.magnoman.vcnet.com.br/caclip ... bour.shtml
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
-
culik
Re: xHarbour FAQ
Ola Moacir
moacirponti escreveu:Vejo sempre falando de xHarbour, mas quando entro no site oficial, não parece ser compatível com Clipper.
Xharbour e 100% compativel com o clipper
sites oficiais sao www.xharbour.org(versao free) www.xharbour.com.br/www.xharbour.com(versao comercial)
>Sei que é basico demais perguntar isto, mas, por exemplo, eu que >tenho um código em Clipper 5.2, é só compilar em xHarbour e rodar no >Linux, ou tenho que migrar?
basta recompilar
use sempre o hbmake para criar os makefiles de suas apps assim como para compilar as mesmas no linux
e sugiro usar a news oficial em news://news.xharbour.org/xharbour.spanish.portuguese
Atenciosamente
Luiz Rafael
www.xharbour.com.br
Prezado Moacir
A dica que o Dudu deu é sem dúvida a melhor opção para começar, esse pequeno manual do Anderssom é muito bem feito e explica claramente e de forma simples como iniciar no xHarbour, se preferir entre em contao com nosso colega Wagner quem eu considero um expert em Harbour/xHarbour e que poderá lhe passar o "caminho das pedras", além de ser uma ótima pessoa, ele tem tudo que você precisará para aprender e você poderá fazer tudo que quiser usando a versão Free do xHarbour.
Recomendo usar a versão Free pois ela não perde em nada para a versão comercial, muito pelo contrário, e versão comercial tem 1 coisa melhor que a versão free, "O Comercial", além do mais a versão comercial é muito cara, a versão professional custa R$ 1.520,00 a enterprise 3.000 e lá vai fumaça e cinzas e pulmão e tudo mais...o que é totalmente o contário de quem quer xHarbour necessita, pois o atrativo inicial do xHarbour é ser free, seria mais ou menos como lançar a versão Manépriser do Kurumin e sair vendendo por aí...
Se quiser conhecer um sisteminha exemplo (com fontes) feito em Habour+Minigui (todos free) baixe em :
http://www.zitinformatica.com/clipper/finance.zip
Até logo. :xau
Marcelo
A dica que o Dudu deu é sem dúvida a melhor opção para começar, esse pequeno manual do Anderssom é muito bem feito e explica claramente e de forma simples como iniciar no xHarbour, se preferir entre em contao com nosso colega Wagner quem eu considero um expert em Harbour/xHarbour e que poderá lhe passar o "caminho das pedras", além de ser uma ótima pessoa, ele tem tudo que você precisará para aprender e você poderá fazer tudo que quiser usando a versão Free do xHarbour.
Recomendo usar a versão Free pois ela não perde em nada para a versão comercial, muito pelo contrário, e versão comercial tem 1 coisa melhor que a versão free, "O Comercial", além do mais a versão comercial é muito cara, a versão professional custa R$ 1.520,00 a enterprise 3.000 e lá vai fumaça e cinzas e pulmão e tudo mais...o que é totalmente o contário de quem quer xHarbour necessita, pois o atrativo inicial do xHarbour é ser free, seria mais ou menos como lançar a versão Manépriser do Kurumin e sair vendendo por aí...
Se quiser conhecer um sisteminha exemplo (com fontes) feito em Habour+Minigui (todos free) baixe em :
http://www.zitinformatica.com/clipper/finance.zip
Até logo. :xau
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

A historia verdadeira é a seguinte:
O xHarbour foi concebido e para dar um suporte, aos principais desenvolvedores dele, foi criado a versão comercial, alias ninguem vive de vento, mas mesmo assim, foi mantida a versão Free, que será sempre aberta.
O que xHarbour.com tem que a vesão Free não tem.
A) SQLRDD - Você trabalha com qualquer banco de dados como se estivesse em DBF
B) Visual xHarbour - Uma excelente IDE feita para a versão comercial, é muito boa mesmo.
C) Suporte direto com os desenvolvedores do xHarbour.
D) Apollo.
Etc.
O xHarbour versão free é totalmente compativel com clipper sim, basta sair compilando.
Tudo o que se falar contrário é lenda.
Sandro Freire
O xHarbour foi concebido e para dar um suporte, aos principais desenvolvedores dele, foi criado a versão comercial, alias ninguem vive de vento, mas mesmo assim, foi mantida a versão Free, que será sempre aberta.
O que xHarbour.com tem que a vesão Free não tem.
A) SQLRDD - Você trabalha com qualquer banco de dados como se estivesse em DBF
B) Visual xHarbour - Uma excelente IDE feita para a versão comercial, é muito boa mesmo.
C) Suporte direto com os desenvolvedores do xHarbour.
D) Apollo.
Etc.
O xHarbour versão free é totalmente compativel com clipper sim, basta sair compilando.
Tudo o que se falar contrário é lenda.
Sandro Freire
-
ismael
- Usuário Nível 1

a respeito xHarbour comercial
Caro Marcelo.
Acredito que vc não seja usuário do xHarbour comercial, por isso acha ele com preço caro.
Porém comprei ele, tenho suporte, estou conhecendo 100% a linguaguem, e meus programas que rodavam somente em clipper com dbf/ntx, agora rodam, com :
Firebird Nativo
Firebird ODBC
Postgres nativo
Oracle Nativo
Oracle ODBC, ainda não testei em MYSQL, SQLserver, DB2, e outros. mais estes que ja rodam estão de Bom tamanho.
A muito tenho tentado migrar as aplicações para outra linguaguem, pela tendência de mercado (antes de conhecer o Banco de Dados), depois de conhecer banco de dados, percebi que é por obrigação a migração para banco.
Quanto a ambiente Visual, acho que devemos ter a opção tanto para linux, quanto para Windows, ainda assim fico com o xharbour com o HWGUI, que estou migrando as aplicações para ele.
Se os seus produtos ao longo de um ano não vale 3.000,00
, infelizmente, vc pode ficar sem $, mais se vale, invista isso em vc, eles parcelam, e te acompanham, na migração.
Vale falar que somente de compilar com xharbour, o programa que demora 45 minutos para indexar, com os mesmos DBF/NTX indexa em 4 minutos, e um processamento pesado de 45 minutos, reduziu para 2 minutos, sem mecher uma só linha.
Seja bem vindo ao 32 Bits.
) e ja esta rodando em 64 Bits.
Realmente o xHarbour é maravilhoso, e a gente quando baixa de graça as coisas, se encontra algumas dificuldades, :-O , deixa pra la... quantos softwares vc ja baixou e não usou todos os recursos.
Vc, precisa experimentar, ele cria todo o banco para vc, e todos os seus problemas de trafego em rede, etc, estaram 100% resolvidos.
Fora problemas com DBF/NTX, se ainda tiver.
Eu recomendo 100%, conheço o Kulik e o Marcelo, e teem me encaminhado na ferramenta.
Abraço
Ismael
Acredito que vc não seja usuário do xHarbour comercial, por isso acha ele com preço caro.
Porém comprei ele, tenho suporte, estou conhecendo 100% a linguaguem, e meus programas que rodavam somente em clipper com dbf/ntx, agora rodam, com :
Firebird Nativo
Firebird ODBC
Postgres nativo
Oracle Nativo
Oracle ODBC, ainda não testei em MYSQL, SQLserver, DB2, e outros. mais estes que ja rodam estão de Bom tamanho.
A muito tenho tentado migrar as aplicações para outra linguaguem, pela tendência de mercado (antes de conhecer o Banco de Dados), depois de conhecer banco de dados, percebi que é por obrigação a migração para banco.
Quanto a ambiente Visual, acho que devemos ter a opção tanto para linux, quanto para Windows, ainda assim fico com o xharbour com o HWGUI, que estou migrando as aplicações para ele.
Se os seus produtos ao longo de um ano não vale 3.000,00
Vale falar que somente de compilar com xharbour, o programa que demora 45 minutos para indexar, com os mesmos DBF/NTX indexa em 4 minutos, e um processamento pesado de 45 minutos, reduziu para 2 minutos, sem mecher uma só linha.
Seja bem vindo ao 32 Bits.
Realmente o xHarbour é maravilhoso, e a gente quando baixa de graça as coisas, se encontra algumas dificuldades, :-O , deixa pra la... quantos softwares vc ja baixou e não usou todos os recursos.
Vc, precisa experimentar, ele cria todo o banco para vc, e todos os seus problemas de trafego em rede, etc, estaram 100% resolvidos.
Fora problemas com DBF/NTX, se ainda tiver.
Eu recomendo 100%, conheço o Kulik e o Marcelo, e teem me encaminhado na ferramenta.
Abraço
Ismael