Impressao matricial

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Impressao matricial

Mensagem por edgolveia »

Ola ..tenho uma impressora jato de tinta na maquina principal e uma matricial em outra maquina na rede...o programa esta nesta maquina com print de tinta, porem quero imprimir na que esta na rede....enfim, este layout nao posso mudar....quero imprimr na impressora que esta na rede que é matricial, mas nao consegui com este comando:

net use lpt1: \\nome-do-computador\nome-da-impresssora /y

um detlahe que percebi é que a que esta localmente instalada tambem é lpt1;..sera este o erro???!?!??......ao imprimir ela imprime na local e nao na rede que defini com este comando que coloquei dentro do progrma clipper.....

????

valewwwwwwwwwwww
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressao matricial

Mensagem por Pablo César »

Verifique se a impressora está compartilha e com qual nome. Se esse nome conter espaço, você deverá colocá-la entre aspas ou renomeia ela removendo todos os espaço e caracteres especial como acentos, para capturar a impressora.
ao imprimir ela imprime na local e nao na rede
Claro, se no seu programa estiver direcionando a impressão para LPT1 e você não conseguiu capturar a outra impressora, vai imprimir na local mesmo.

Aconselho você capturar na LPT2 e mudar o programa para que imprima na LPT2 ou pode colocar diretamente o caminho da impressora na rede. Bom seria que você ao invés de mandar a impressão direto para a impressora, você direcionasse em arquivo para depois colocar a impressão na LPT1, LPt2 ou até mesmo no caminho de rede. Suponhamos que você mudou o seu SET PRINTER TO "Arquivo.prn". Uma vez terminaod o relatório e criado esse arquivo, bastará você colocar por exemplo: COPY FILE("Arquivo.prn") TO ("\\nome_do_computador\nome_da_impresssora").
que defini com este comando que coloquei dentro do progrma clipper.....
Não aconselho você capturar a impressora de dentro do programa, faça uma batch que capture e chame o programa depois ou então utilize este exemplo como referência:

Código: Selecionar todos

VTERM:=UPPER(NETNAME()) // no WinXP pega o nome da estação
IF !(VTERM="CREDI_BALCAO_6")
   NETREDIR("LPT2","\\CREDI_BALCAO_6\EPSON") //  captura impressora
ENDIF                              
COPY FILE("CREDI_01.PRN") TO ("LPT2") // joga a impressão para o spooler na LPT2
Para usar a função NETREDIR para capturar a impressora, deve incluir a CT.LIB na sua compilação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Impressao matricial

Mensagem por edgolveia »

- Bem, o nome da impressora é 11 caracteres.."LX300_epson" , mas veja que nao tem espaços e nem caracteres especiais..

- Na real, esta bem avançado o assunto para mim..nao estou entendendo muito nao...tenho de estudar mais....

- Me parece mais simples no momento tentar entao enquadrar a impressao na jato de tinta mesmo..que acha???....
Na matricial sai ok a impressao em 10 colunas...Um item curioso é que quem fez o programa pede para setar na impressora a forma "condensed"....isto é, entendendo melhor o caso, os caracteres ficam mais proximos...coisa que na jato de tinta nao tem..isot é, ficam mais espaçados e nao cabe na folha A4 as 10 colunas....e nisso ainda me disseram que existe comandos que define essas larguras para todas impressoras...existe mesmo??.....
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressao matricial

o nome da impressora é 11 caracteres.."LX300_epson" , mas veja que nao tem espaços
Bom, ideal para fazer em Clipper ou até mesmo através de arquivo .BAT
Na real, esta bem avançado o assunto para mim..nao estou entendendo muito nao...tenho de estudar mais...
O quê exatamente você ? Faça testes, não jogue a toalha assim facilmente. Mencione o que você não entende ou não está dando certo, mas lembre, sempre é necessário que você se expresse com a maior quantidade de detalhes possível, quanto mais explícito você for menos tempo perderemos ao intentar entender você, ok ?
parece mais simples no momento tentar entao enquadrar a impressao na jato de tinta mesmo..que acha???
Tudo depende da necessidade do usuário, não da necessidade ou capacidade do programador. Uma bom conceito é: "O programa deve adaptar-se ao usuário e não o usuário ao programa..."

Se você vê que o ambiente precisa ser mais silencioso (o que na minha opinião todo ambiente é) ou que a questão de economia é mais ponderado, você pode discernir entre matricial ou jato tinta. Se a impressão é num formulário contínuo, então não tem outro jeito: imprimir em matricial.

Você como programador, pode abrir mais opções. Por exemplo, você pode utilizar um dbf onde contém todos os comandos das impressoras presente na empresa. Tudo depende como você fará as coisas.
nisso ainda me disseram que existe comandos que define essas larguras para todas impressoras...existe mesmo??.....
Isto está respondido em outro tópico seu: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 012#p76004
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Zeca Roque
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Impressao matricial

Mensagem por Zeca Roque »

Bom dia!!!

Onde posso achar a LIB CT.LIB com o NG para baixar ?
Eu preciso da LIB para 16 e 32 bits

´o)
Grato
Saudacoes

José Carlos
Fw/Fwh - Clipper 52e - Blinker 7.0 - WS 4.50 - SIX - xHarbour110
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressao matricial

No site do Maligno tem.

Aqui está o link para baixar a CT.LIB para Clipper com NG: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... talled.zip (mas observe que está a pasta como se fosse já instalado, tem outros: pacths e instalador)

Sobre CT.LIB para 32 bits, seria para Harbour ? Este já vem na pasta do contrib e chama-se hbCT
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Impressao matricial

Mensagem por edgolveia »

DEsculpe pessoal, tive alguns problemas aqui no pc e nao pude aida testar na empresa. Deu um pau louco no e terei de refazer as linhas...mas tão logo consiga posto os resultados em relaçao a impressoras...

valewwwwwwwwww
Responder