STRU - Lista e modifica a estrutura dos arquivos dbfs

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Pablo,
Pablo César escreveu:a forma de expressar as vezes em inglês difere
Sim. Vou deixar uma sugestão para você analisar e melhorar se desejar, ok?:
  1. "Numerics fields with decimal place, must to have at least 2 digits more than of the decimal place size"
  2. "Example: Field size = 5 and decimal size = 2, result: 99.99"
  3. "The maximum numeric field size with decimal place is 17 digits"
  4. "Example: ( INTEGER + DOT + DECIMAL ) <= 17"
  5. "The maximum numeric field size when there is not decimal place is 16 digits"
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Ok Jairo, sugestão analisada e aplicada. O único que corrigi no primeiro item foi de "Numerics fields" para "Numeric fields". Traduzi no Google translator em espanhol e deu o mesmo resultado, assim que creio estar bem entendível.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Modifiquei a mensagem em inglês do [125] item, por indicação do colega Esgici. Ele também disponibilizou o idioma turco e agora neste novo release, está mais preparado para aceitar o multi-lingua no STRU de acordo com a função e em código C GetUserDefaultLangID() e da tabela de identificação de idiomas da MSDN como constantes. Algumas línguas não estão incluisas no HMG e HMGS para fins de codepages, mas grande parte irá funcionar na interface do STRU (pelo menos assim espero, rs).

É incrível, que eu não tinha feito ainda em espanhol. A principal razão é que eu não sei escrever em espanhol como o fazia na minha infância... (sou gringo em todos os países). Se qualquer um pode colaborar, será bem vindo e agradecido.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
esgici
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por esgici »

Thanks Pablo, for everything :)
Saudação
Esgici
Viva Clipper !
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Thanks to you and Jairo Maia and Ronaldo who give your opinions and shares with great ideas. These it helps me so much to make each time better. Thanks to all !

Graças a você e Jairo Maia e Ronaldo que dão as suas opiniões e ações com grandes idéias. Estes isso me ajuda muito a fazer cada vez melhor. Obrigado a todos!
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ahora en Español !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Eu estava pensando, e gostaria saber a sua opinião dos colegas. A opção Ajuda é muito trabalhosa de fazer manutenção e eu decidi cortar, dando espaço para algumas opções de configuração, como:

- Eu costumava colocar STRU.EXE no PATH. Principalmente eu uso no C: \ WINDOWS \ SYSTEM32 que garante ser em ser usado desde qualquer lugar. Então, supondo que somos capazes de executar STRU na linha de comando a partir de qualquer pasta, precisamente onde os dbfs estão. Então, neste caso, a aplicação deve encontrar arquivos de LNG para o case de línguas, sem ter que fazer várias cópias para cada pasta. Ai então, eu salvaria o caminho onde os arquivos de LNG estão.
- Outra opção permitir que o usuário possa selecionar o idioma disponível para uso.
- Outra opção é dar opção para que usuário deixe fixo ou selecione o formato DBF (Clipper ou Harbour / FoxPro).

Eu acho que essas três opções poderia ser implementado com maior beneficio do que o ajuda. Se alguém tiver alguma sugestão a mais para adicionar nas opções de configuração: bem vindo ! (Mas por favor, algo que não seja muito dispendioso)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Novo release.

Falta receber o arquivo em turco atualizado do Sr. Esgici, mas irei postar logo que receber.

Agora nova versão com línguas seletivos, arquivo de idioma no PATH e RDD como padrão fixo ou por opção do usuário seletivo.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Agora com idiomas: Turco, Polaco, Espanhol, Inglês e Português.
Screen37.PNG
As opções podem ser acessadas clicando nos itens do StatusBar (Leia-me e Configura).

Para selecionar o idioma, pode ser digitado e irá converter os caracteres minúsculos em maiúsculos e só irá aceitar caracteres que contenham nos itens do ComboBox.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Agora em francês também. E graças ao colega francês, foi detectado alguns bugs com respeito a interpretação em modo console e GUI nas acentuações em francês e que envolviam também em português.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Outro release com correções como:

- Para a linguagem da Polônia, tem que tratar com dois arquivos .LNGs um para o modo console e outro para o modo gráfico, segundo Marek do outro fórum. Pois as acentuações entre um modo e outro são diferentes.
- Quando eliminava algum campo e logo adicionava outro, não estava re-ordenando o índice (o número sequencial para cada campo) e originava erro durante a exportação dos dados.
- Quando eliminava ou re-editava o campo, se tivesse algum arquivo de processo (arquivo prg na pasta Processos), não eliminava nem pedia para re-editar o arquivo.
- Centraliza o título da janela do MyAlert, possibilitando utilizar como pergunta e exibição de conteúdo do arquivo PRG.
Tela43.PNG
Tela43.PNG (10.16 KiB) Exibido 4501 vezes
Pedido de ajuda aos colegas: Encontrei um comportamento um tanto estranho durante a execução de re-edição (seja pelo double-click do mouse no campo como através do botão de Editar). Ocorre quando o campo é do tipo caracter de tamanho 1. Na primeira vez que é apresentado os campos (Text_Box, Combo_Box e Spinners) no Spinner_1 não está mostrando o valor 1 mas internamente ele está valendo, apenas não mostra e em lugar de mostrar o numero 1, está mostrando valor vazio (em branco). Mas se cancelar e entrar pela segunda ou terceira vez, este valor vem na tela como 1. Tentei dar um refresh no spinner_1, tentei de tudo... mas não consegui. O pior que ele mantém o valor de 1 internamente, mas não é mostrado... Alguém poderia me dar uma olhadinha no meu código. Eu tenho feito as minhas tentativas na linha número 1530 (da atual versão, 3.9).
Stru.prg
Código fonte da versão 3.9
(83.37 KiB) Baixado 207 vezes
Quem puder me ajudar a resolver, ficarei muito grato.

Na primeira vez que entramos para editar, não mostra o valor no Spinner_1:
Tela44.PNG
Se cancelado e retorna a edição por segunda vez, então sim aparece:
Tela45.PNG
Muito estranho ! :(
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pedido de ajuda aos colegas: Encontrei um comportamento um tanto estranho durante a execução de re-edição (seja pelo double-click do mouse no campo como através do botão de Editar). Ocorre quando o campo é do tipo caracter de tamanho 1. Na primeira vez que é apresentado os campos (Text_Box, Combo_Box e Spinners) no Spinner_1 não está mostrando o valor 1 mas internamente ele está valendo, apenas não mostra e em lugar de mostrar o numero 1, está mostrando valor vazio (em branco). Mas se cancelar e entrar pela segunda ou terceira vez, este valor vem na tela como 1. Tentei dar um refresh no spinner_1, tentei de tudo... mas não consegui. O pior que ele mantém o valor de 1 internamente, mas não é mostrado... Alguém poderia me dar uma olhadinha no meu código. Eu tenho feito as minhas tentativas na linha número 1530 (da atual versão, 3.9). Stru.prg Quem puder me ajudar a resolver, ficarei muito grato.
Resolvido !!!

Graças ao amigo Esgici que descobriu que colocando o RangeMin como 0 (zero) aí funciona bem. Mas isto não deveria ser uma solução definitiva, pois considera-se um BUG da HMG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Pablo,

Gostaria de sugerir que o STRU ao ser aberto, fique posicionado na pasta dos DBFs que usei a última vez, assim como quando ao clicar em SELECIONAR, ele já se posicionar na pasta que está em uso.

Fiz uma pequena alteração na função SeleArqs() para funcionar assim e está em anexo para você analisar.
Anexos
SELEARQ.ZIP
(798 Bytes) Baixado 149 vezes
Abraços, Jairo
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Jairo Maia escreveu:Gostaria de sugerir que o STRU ao ser aberto, fique posicionado na pasta dos DBFs que usei a última vez, assim como quando ao clicar em SELECIONAR, ele já se posicionar na pasta que está em uso.
Excelente ideia ! Gostei também.
Fiz uma pequena alteração na função SeleArqs() para funcionar assim e está em anexo para você analisar.
Bom eu de cara lembrei do arquivo .INI que guarda informações da ultima configuração, então decidi não utilizar o LastDir.TMP e também removi de dentro do laço de repetição FOR/NEXT por tratar-se apenas do ultimo Path.

Espero que você goste então da forma que foi implementado e obrigado Jairo pela suas brilhantes sugestões. :-Y
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Pablo,
Pablo César escreveu:removi de dentro do laço de repetição FOR/NEXT
Putz, não tinha me tocado disso. Se fosse o caso de manter a ideia, claro que teria que ficar fora do laço.

Porém, Show de bola. Ficou muito mais profissional usando o .INI. Valeu.
Abraços, Jairo
Responder