dbFree web application

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

dbFree web application

Mensagem por bencz »

dbFree é um framework p/ web, para desenvolvimento de sites, funciona tipo php, ele é interpretado em tempo de execução.
Logo no home do site tme um exemplo de um site.

Código: Selecionar todos

<!DOCTYPE html><html><%
xcLib := mspconfigvar("SETLIB")
set maxlib to &xcLib
initlib()
set dbtype to DBASE

%><%=include("myHeader.h")%><body><%
//-- open database
cDbPath := setDB3("demo")
cTable  := cDbPath + "customers.DBF"
use (cTable) alias MASTER

//-- show first 100 records
rrr := 0
do while not eof() and rrr < 100
   rrr++
   %><%=displayRec(recno())%><%
   skip
enddo
%></body>%=include("myFooter.h")%></html>
é algo interessante..., mais parece uma mistura de clipper com asp.net

http://www.dbfree.org/
Imagem
fladimir
Colaborador
Colaborador

dbFree web application

Mensagem por fladimir »

Interessante, obrigado por compartilhar...

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

dbFree web application

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Na verdade é o velho conhecido nosso, MAX Server Pages, minimalista. Rodando sob um servidor Apache, dá possibilidades de trabalho com DBFs.

No site explica melhor sobre o uso de indices.

A versão Free tem limites, não lembro, mas devem ser 5 usuários.

De resto só faltará imaginação.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

dbFree web application

Mensagem por bencz »

Jovens, bom dia
Ele comenta que é criado em cima do Max script
DBFree is a framework for web applications built on top of the xBase MaxScript Interpreter, featuring a scriptable programming language inspired by CA-Clipper™, dBASE™ and FoxPro™ suitable for use inside web pages.
A diferença é q esse utiliza uma ferramenta gratuita chamada xClip
Se não estou enganado, este é o link
http://sourceforge.net/p/clip-itk/clip- ... tree/clip/

Um forte abraço a todos, e um feliz ano novo!
Imagem
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

dbFree web application

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Bencz
A diferença é q esse utiliza uma ferramenta gratuita chamada xClip
Como você chegou a esta conclusão? Durante estes anos não cheguei a ver relação dos dois projetos, mas percebi que o método de configuração do motor é parecido com o do Max Server Pages.

O Max Server Pages foi apresentado pela PlugSys enquanto que o MaxDBFree foi apresentado pela MaxSis. Até os nomes são parecidos.
O Max Server Pages é uma tecnologia proprietária da PlugSys Internacional, que tem representação no Brasil inclusive. A PlugSys é a responsável por essa série de promessas que realmente podem ser concretizadas, mas é claro a um certo preço.

Com o Max Server Pages, é possivel a pré-compliação de componentes, acesso a qualquer banco de dados via ODBC e gera aplicações de código portável para Windows e Linux. A linguagem utilizada deriva do Xbase (Clipper), uma linguagem que, por incrível que pareça, ainda existe em boa parte do mercado.

Outra vantagem que o Max Server Pages teria é o fato de poder ser usado em conjunto com um compilador, o Max, assim como acontece em JSP e Java. Com isso seria possível criar bibliotecas pré-compiladas, tornando a execução mais rápida, pois separa o código da aplicação em um módulo externo. Diz a PlugSys que, diferente do Java, não existem descompiladores.
Fonte: HTML Staff

Se não me engano 1 - O forense Stanis Luksys chegou a usar Max Server Pages em projetos.
Se não me engano 2 - O Max Server Pages tem relação com o velho Joiner(Que saudades...) da Tuxon Software.

Perceba que não estou te contrariando, só que havia percebido tal relação.

Ainda é possivel encontrar um buld para Apache ou Linux em Archive.org
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

dbFree web application

Mensagem por bencz »

Bom dia!

Rochinha, não me recordo de onde eu li isso, mas foi em algum lugar no site deles...
Bom, mas enfim... é um sistema bem interessante... em relação a Web, existem varias coisas interessantes, ferramentas e linguagens bem legais... existe um toolkit chamado Wt ( http://www.webtoolkit.eu/wt ), esse toolkit é usado para desenvolver sites em C++, ele utiliza CGI para gerar os sites..., veja alguns exemplos em: http://www.webtoolkit.eu/wt/examples/mail_composer
Todo o site é escrito em C++.

Da mesma forma que hoje, podemos escrever sites em Ruby em conjunto com o pattern MVC, que é UMA MARAVILHA DE SE TRABALHAR!!!
Imagem
Responder