Sempre usei o compartilhamento de rede, mapeando unidade.
DBF e Clipper, ou DBF e Harbour, acaba sendo assim.
O que uso:
Um único EXE na rede pra todos.
Carga do sistema via arquivo BAT, porque quando atualizo o novo EXE recebe um novo nome.
O BAT facilita a atualização, porque troca mesmo com todo mundo usando.
Ao atualizar, se precisar, a nova versão já bloqueia o acesso de todo mundo pra fazer atualizações em banco de dados.
Faço isso usando um arquivo na pasta.
Já vi comentários sobre deixar o EXE na máquina local pra carga do EXE ficar mais rápida.
Pra uma rede de 100MB, a carga do EXE leva 1 segundo, e às vezes pode ocorrer uma única vez no dia.
Complicar o controle do EXE e atualizações, pra economizar alguns segundos no dia, não vejo vantagem.
Mas começa a surgir uma situação nova: informações no MySQL, sem DBF, só sobra na pasta:
- BAT - pra facilitar atualização do EXE mesmo com o aplicativo em uso
- CFG - Contendo informações sobre servidor e/ou empresa
- EXE
- Eventualmente um AGUARDE.TXT, que uso como semáforo, pra bloquear acesso no caso de atualização em banco de dados após trocar a versão do EXE
Com essa nova situação, começa a dar a impressão de que vai ser muito mapeamento pra pouco uso.
Por outro lado, se até agora funcionou assim, o uso mais "leve" do compartilhamento sugere que não há problemas em continuar do mesmo jeito.
Me parece que a única parte interessante seria dispensar o mapeamento como letra.
Só que aqui tive uma situação curiosa:
Numa determinada rede com Windows Server, carregar o EXE pela pasta mapeada ok, mas carregar da mesma pasta via compartilhamento... lento demais.
Alguma dica sobre esse uso em rede via compartilhamento?
usar \\server\pasta ao invés de z:\ que aponta pra \\server\pasta
Rede e compartilhamento
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Rede e compartilhamento
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Rede e compartilhamento
Qual a velocidade da rede ? placas de rede e do switch ?
As placas são antigas 10/100 ... ?
Troque tudo para 10/100/1000 com um switch hp e nao precisará mudar 1 linha no seu codigo(eu acho).
por favor verifique a rede e a configuração do servidor e das estações.
Abs.
As placas são antigas 10/100 ... ?
Troque tudo para 10/100/1000 com um switch hp e nao precisará mudar 1 linha no seu codigo(eu acho).
por favor verifique a rede e a configuração do servidor e das estações.
Abs.
Rede e compartilhamento
Olá Quintas, bom ter colocado esta situação.
Semana passada fui em um cliente que estava reclamando dos terminais muito lento, Demorava para carregar o exe, o browse uma tartaruga, fui ver , estava compartilhada, deixei como mapeada de costume, voltou ao normal.
Interessante que até o computador que estava o exe , estava lento.
Também gostaria de saber o motivo. A placa é 10/100.
Falaram para mudar de 10/100 para /1000.
Pergunto, se for /1000 e deixar mapeada ou compartilhada a velocidade seria a mesma? ou não estaríamos percebendo por causa da velocidade. (mas de todo jeito estaríamos perdendo velocidade entre uma e outra ).
"O usuário quer sempre velocidade máxima".
Não sei se consegui explicar.
Poka
Semana passada fui em um cliente que estava reclamando dos terminais muito lento, Demorava para carregar o exe, o browse uma tartaruga, fui ver , estava compartilhada, deixei como mapeada de costume, voltou ao normal.
Interessante que até o computador que estava o exe , estava lento.
Também gostaria de saber o motivo. A placa é 10/100.
Falaram para mudar de 10/100 para /1000.
Pergunto, se for /1000 e deixar mapeada ou compartilhada a velocidade seria a mesma? ou não estaríamos percebendo por causa da velocidade. (mas de todo jeito estaríamos perdendo velocidade entre uma e outra ).
"O usuário quer sempre velocidade máxima".
Não sei se consegui explicar.
Poka