NFe - Algumas dúvidas sobre preenchimento

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NFe - Algumas dúvidas sobre preenchimento

Mensagem por SandroBelarmino »

Amigos, estou com algumas dúvidas referento o preenchimento de alguns campos da NFe, e como alguns aqui do fórum já está trabalhando com isso, gostaria de saber se alguem pode me ajudar a esclarece-las:
Quando a empresa é optante do simples nacional, e emite uma nota para um cliente que não é do simples, na nota sai a mensagem dizendo que gera direito ao crédito do icms no valor de xxx ref. aliq. de xxx, etc,etc. Essa aliquota pode variar de acordo com o faturamento da empresa, mas na impressao da nf em formulario, não imprimimos a base de calc. do icms nem o valor do icms no total da nf. apenas a mensagem adicional. Em relação a NFe, fica minha dúvida, temos que preencher esses campos? pois em cada item vai a bs calc. e o vr do icms.
Alguem tem essa situalção? Como está sendo feito? Tenho clientes que vão começar a usar a nfe agora em setembro, e até os contadores ficam em dúvida, alguns falam uma coisa e outros falam outra coisa.
Tambem tem o Redf que será preciso gerar para a receita de SP, acho que seria a mesma situação em relação ao imposto.
Abraço a todos.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: NFe - Algumas dúvidas sobre preenchimento

Mensagem por SandroBelarmino »

Conversei com alguns contadores e tive praticamente uma aula sobre escrituração fiscal, então é o seguinte:
No caso do emitente da Nfe ser optante do simples nacional, do mesmo jeito que na impressao da nf no formulario, nos totais nao tem a bs e o vr do icms, na Nfe tambem nao vai ter, nem nos totais e nem nos itens. Porém é preciso conter nos dados adicionais a mensagem de aproveitamento do credito do icms, isso desde que o destinatário da nf esteja dentro das codições para esse aproveitamento.
Um abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Responder